Programa de Pós-graduação em Viticultura e Enologia

O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia tem como objetivo oferecer um curso no qual os profissionais que atuam no setor vitivinícola possam aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia, inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

O PPGVE é um programa em rede ou em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. Nesse primeiro momento a oferta se dará no IFRS, campus Bento Gonçalves, e no IFSC, campus Urupema. Cada Instituição Sede ou Associada é responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Futuramente o PPGVE poderá contar com novas instituições associadas.

Ao finalizar o curso, o egresso terá potencializado as suas habilidades e competências para resolução de problemas no setor vitivinícola.

Últimas Notícias

DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO – ABRIL 2024

Defesa de TCC de Mestrado da aluna Zaira do Nascimento Vale intitulado "desmistificando a harmonização: experiência de vinhos das indicações geográficas do Rio Grande do Sul com a culinária nordestina, que acontecerá no dia 29 de abril, às 9 horas.

Defesa de TCC da discente Deise Pelicioli intitulado "a certificação biodinâmica Demeter para uva e vinho. Data 18/04/24 às 14h30.

Defesa de TCC da discente Carla Rodrigues Dal Prá Suliani intitulado "o pensamento estratégico no contexto da viticultura na agricultura familiar orgânica. Data: 10/04/24 às 10h

Defesa do TCC do aluno Wesley Honorato da Silva intitulado Bioestimulante e Fitorreguladores, produtividade de maturação da uva Cabernet Sauvignon em Altitudes Elevadas. A defesa será no dia 5 de abril, às 9 horas, na sala de Áudios 1.

Defesa do TCC de Mestado de Talita Nicolini Verzeletti. Título do trabalho: CONTROLE DE QUALIDADE DE UVAS NA PRODUÇÃO DE VINHOS: rastreabilidade e viabilidade de certificação internacional. Data: 17/04/2024 às 13 horas e 30 minutos. Sala virtual: https://meet.google.com/pyh-cfaw-gkz

DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO – DEZEMBRO 2023Card de defesa de TCC da discente Vanja Rose Hertcert intitulado "Arquitetura para uma enologia de excelência", que ocorrerá no dia 20 de dezembro, às 13 horas e 30 minutos, no salão de atos do Campus Bento Gonçalves.

DIVULGAÇÃO – SEMINÁRIO TÉCNICO: Divulgação do Seminário Técnico Eno Ciência 2023 que contará com o palestrante Fernando Córdova e acontecerá no dia 5 de dezembro, às 18h30, no Salão de Atos do IFRS – BG.

Divulgação do Seminário Técnico Eno Ciência 2023 que contará com o palestrante Fernando Córdova e acontecerá no dia 5 de dezembro, às 18h30, no Salão de Atos do IFRS - BG.

PUBLICADO O EDITAL DE APOIO A DOCENTES E DISCENTES DO PPGVE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS – Confira o Edital e a notícia completa no link https://ifrs.edu.br/bento/edital-para-apoio-de-docentes-e-discentes-do-programa-de-pos-graduacao-em-viticultura-e-enologia-participarem-de-eventos-cientificos/

DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO – NOVEMBRO 2023Card de divulgação da defesa de Mestrado intitulada "Gestão Estratégica e desenvolvimento de experiências enoturísticas em vinícolas familiares, da discente Alana Foresti. A banca acontecerá no dia 22 de novembro, às 14 horas na sala de áudios 3 do campus Bento Gonçalves.

BANCA DE QUALIFICAÇÃO – SETEMBRO 2023

Card de divulgação do Exame de qualificação do trabalho intitulado "Análise estratégica dos aprendizados das empresas do setor vitivinícola no aumento de consumo de vinho fino na Pandemia da Covid-19, de autoria do discente Álvaro Zavarise Domingues. A banca acontecerá no dia seis de outubro, às 14 horas pelo link https://meet.google.com/evf-yrsz-aqc

DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO – SETEMBRO 2023Defesa de Trabalho de Conclusão de Mestrado do discente Thompsson Benhur Didoné intitulado "Vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos: proposta de modelo e negócio para promoção da competitividade a partir de recursos territoriais". Acontecerá no dia 15 de setembro, às 9 horas no Áudios 1.

BANCA DE QUALIFICAÇÃO – JULHO 2023

BANCA DE QUALIFICAÇÃO – JUNHO 2023

Banca de qualificação da discente Andrea Marcilio Trentin intitulada Análise crítica e validação normativa: revisão do projeto da nova sala de análise sensorial do IFRS - Campus Bento Gonçalves. A banca acontecerá no dia 15 de junho, às 14 horas na sala B206. Exame de qualificação da discente Silvia K.B Barbosa. Título: Capacitação empresarial em Sistemas de Gestão da qualidade e segurança de alimentos nas vinícolas no Brasil

  • Workshop Escrita Científica
  • Live de orientações do Anteprojeto
    No dia 22 de novembro (segunda-feira) às 19h, a coordenação do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia promoverá uma live com orientações para a elaboração do anteprojeto de pesquisa, documento exigido no edital de ingresso no curso.A live será transmitida no canal oficial do Campus … Leia mais