Início / Linhas de Pesquisa & Docentes Permanentes

Linhas de Pesquisa & Docentes Permanentes

Área de concentração

O Mestrado em Educação Básica abriga-se na grande área das Ciências Humanas, subárea da Educação, área de concentração Educação Básica. A produção de conhecimentos científico-profissionais e o desenvolvimento de produtos educacionais, nesta área de concentração, estão vinculados à duas linhas de pesquisa. Cada linha de pesquisa concentra-se em diferentes desafios contemporâneos da Educação Básica, de modo a abarcar a diversidade de problematizações que o cotidiano escolar e, por consequência, o exercício profissional dos professores apresenta.

O Mestrado em Educação Básica organiza-se em torno de duas linhas de pesquisa que se dedicam a estudar a área de concentração do Mestrado, a Educação Básica. A linhas de pesquisa abarcam a diversidade de problematizações que o cotidiano escolar e o exercício profissional dos professores apresenta e evidenciam o investimento na área de concentração do programa, de modo que agregam, em cada linha, a expertise dos pesquisadores, por meio da produção acadêmica e da inserção social/institucional através da docência, da pesquisa e das atividades de extensão.

Linha 1 (L1): Políticas Públicas e Inclusão na Educação Básica
Tem como foco as políticas públicas e os processos de inclusão na Educação Básica. Problematiza temas como trabalho e formação profissional, raça/etnia, classe, gênero e direitos humanos e sua relação com a Educação Básica em uma perspectiva sócio-histórica e/ou interseccional. Estuda e propõe ações do Estado e da Sociedade para a democratização para/na Educação Básica.

Currículo Lattes e interesses de pesquisa 
Profa. Dra. Clarissa Haashttp://lattes.cnpq.br/6194230748165406
Pesquisas vinculadas com Políticas públicas de Educação Especial associadas à diretriz da inclusão escolar e suas interfaces: movimentos históricos e consolidação dos sistemas educacionais inclusivos; organização dos serviços de apoio na escola comum; acessibilidade curricular e educação especial; trajetórias escolares de estudantes com deficiência; articulação entre as modalidades Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional; contextos e processos formativos dos profissionais da educação para os processos escolares inclusivos.
Contato: [email protected]
Profa. Dra. Caroline de Moraishttp://lattes.cnpq.br/0737210924912847
Pesquisas vinculadas ao campo literário de forma associativa à Educação Básica, estudando a literatura em diferentes aspectos, como autor, obra literária, leitor, recepção, paratextos, contextos de publicação, estética literária, inserção do texto literário no ambiente escolar, políticas do livro, programas do livro.
Contato: [email protected]
Profa. Dra. Daniela de Camposhttp://lattes.cnpq.br/3233244381103913
Pesquisas vinculadas ao Ensino de História; Educação e relações étnico-raciais; Pensamento decolonial e Educação; História e Literatura. 
Contato: [email protected]
Profa. Dra. Graciele Kraemerhttp://lattes.cnpq.br/5002662037058558 
Pesquisas vinculadas às Políticas nacionais e internacionais de educação, em específico aquelas que tratam da inclusão escolar de estudantes com deficiência; Estudos comparados: Brasil, Finlândia e Argentina nas políticas de educação inclusiva.
Contato: [email protected]
Prof. Dr. João Vitor Gobis Verges http://lattes.cnpq.br/4760598240322592
Pesquisas vinculadas ao Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Educação para as Mudanças Climáticas;  Políticas Educacionais; Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Contato: [email protected]
Profa. Dra. Minéia Frezzahttp://lattes.cnpq.br/7984037419021274
Pesquisas vinculadas aos Estudos internacionais, políticas linguísticas, variação linguística, ensino de português e de inglês como línguas maternas, adicionais e de acolhimento. 
Contato: [email protected]

Linha 2 (L2): Formação de Professores, Currículos e Práticas Pedagógicas na Educação Básica
Tem como foco investigar a formação continuada de professores, as questões curriculares, a constituição da docência e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos
profissionais da Educação em diferentes espaços educativos, etapas e modalidades de ensino da Educação Básica.

Currículo Lattes e interesses de pesquisa 
Profa. Dra. Carine Bueira Loureirohttps://lattes.cnpq.br/6028155276299899
Pesquisas vinculadas à inclusão digital, educação digital e midiática, formação de professores na sociedade digital.
Contato: [email protected]
Profa. Dra. Daiane Scopel Boffhttp://lattes.cnpq.br/9679635538989977
Pesquisas vinculadas ao campo de formação de professores, em especial, discutindo as docências em Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática.
Contato: [email protected]
Profa. Dra. Lucilene Sousahttp://lattes.cnpq.br/2193271042372742
Pesquisas vinculadas ao ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) na Educação Básica a partir de temas como: alfabetização, letramento, aquisição da linguagem oral e escrita, desenvolvimento das habilidades linguísticas, processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de línguas, leitura e cognição, neurociência e linguagem, gêneros textuais e ensino de línguas, formação de leitores, ensino da compreensão leitora, dificuldades na aprendizagem de línguas etc. 
Contato: [email protected]
Prof. Dr. Osmar Lottermannhttp://lattes.cnpq.br/7421481217327063 
Pesquisas vinculadas às teorias de currículo;  currículo integrado; Educação Profissional; Políticas públicas em educação; Educação de jovens e adultos (EJA).
Contato: [email protected]
Profa. Dra. Rochelle da Silva Santaianahttp://lattes.cnpq.br/1417319477819262
Pesquisas vinculadas à Educação Integral; Educação Infantil; Tempos e espaços de aprendizagens; Infância; Currículo e práticas pedagógicas na interlocução com as políticas públicas educacionais.
Contato: [email protected]
Profa. Dra. Samantha Dias de Limahttps://lattes.cnpq.br/3197721869023110
Pesquisas vinculadas às  Docências na Educação Básica, com ênfase nas etapas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais;  Formação de professores inicial e continuada; Pedagogia das Infâncias; Sociologia da Infância; Ensino e Aprendizagem; e Metodologias Ativas na Educação.
Contato: [email protected]