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Estrutura Curricular

O Mestrado em Educação Básica requer dos mestrandos a integralização de, no mínimo, 360 horas, distribuídas em um mínimo de 24 créditos, sendo:

  • Vinte créditos em componentes curriculares obrigatórios, sendo 12 créditos específicos da linha de pesquisa a qual o mestrando está vinculado e 08 créditos em Laboratórios de Pesquisa e Produto Educacional;
  • Quatro créditos em componentes curriculares eletivos e/ou em aproveitamento de créditos, conforme previsto no Regimento do MPEB;
  • Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Desenvolvimento do Produto Educacional.

Os doze créditos desenvolvidos nos componentes curriculares obrigatórios previstos no MEB incluem um componente comum às duas linhas de pesquisa, intitulado Pesquisas em Educação Básica, de 04 créditos, e 08 créditos que são desenvolvidos em componentes curriculares específicos, de acordo com a linha de pesquisa seguida pelo mestrando.

  • Na linha 1, são ofertados os componentes curriculares Políticas Públicas e Educação Básica e Inclusão e Educação Básica, com 04 créditos cada.
  • Na linha 2, são ofertados os componentes Função Social da Escola e Formação de Professores e Currículos, com 04 créditos cada.

Os componentes curriculares Laboratórios de Pesquisa e Produto Educacional I, II, III, IV são ofertados um a cada semestre. Possuem 02 créditos cada e asseguram um espaço contínuo, coletivo de aprendizagens e de compartilhamentos do fazer-pesquisa em Educação Básica, sendo que as ofertas são acompanhadas pelos professores orientadores.

Os quatro créditos finais são compostos pela escolha de dois componentes curriculares eletivos, de 02 créditos cada, que possuem especificidades em ambas as linhas e, por isso, podem ser cursados por todos os mestrandos.