Três alunos do Profmat-Canoas tiveram seus trabalhos aceitos para apresentação no 7º Simpósio Nacional da Formação de Professores de Matemática (https://anpmat.org.br/simposio-nacional-7/).
Saiba mais sobre os trabalhos:
Oficina 1. A CRIPTARITMÉTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E REFLEXÕES
Autores: Leandro de Oliveira Martins, Cássio Volpato Selbach
Resumo: Oficina voltada para professores de matemática — em especial, aqueles que lecionam do quinto ao oitavo ano do Ensino Fundamental. A Criptaritmética define certos tipos de quebra-cabeças aritméticos, nos quais os dígitos, total ou parcialmente, foram escondidos, retirados ou substituídos por símbolos não numéricos. Muito embora essa temática seja recorrentemente explorada em Olimpíadas de Matemática, a revisão de alguns fundamentos aritméticos constitui uma das estratégias para solucionar desafios desse tipo. Isso pode enriquecer o aprendizado de Aritmética e contribuir, como um todo, para uma melhor experiência matemática compartilhada. Queremos, à luz da Metodologia de Resolução de Problemas, dedicar atenção à práxis da Criptaritmética, apresentando suas categorias (os criptaritmos e as restaurações aritméticas), as estratégias de resolução e de criação de novos desafios aritméticos, inspirando e propondo a discussão sobre a aplicação desse tema em sala de aula.
Oficina 5. CONSTRUINDO CURVAS CÔNICAS NO CONTEXTO DA GEOMETRIA DINÂMICA
Autor: Paulo Roberto Martins Berndt (IFRS)
Resumo: A presente proposta de oficina consiste em um encontro em ambiente informatizado, com a utilização do software GeoGebra, através do qual serão realizadas construções geométricas que resultam em curvas cônicas. O objetivo geral é proporcionar aos participantes um espaço para reflexão e debate sobre os conceitos e propriedades relativos às curvas Elipse, Hipérbole e Parábola, utilizando-se os recursos da Geometria Dinâmica como principal ferramenta.