O PPGTEM é um programa intercampi onde a orientação e a oferta de disciplinas poderá ocorrer nos três campi: Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz.
O Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais tem como objetivos:
- Prover a formação e o aprimoramento de profissionais, capacitando-os para desenvolver pesquisa aplicada em Tecnologia e Engenharia de Materiais;
- Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País;
- Promover a integração e a verticalização com o ensino profissionalizante dos níveis médio e superior;
- Tomar parte em projetos de pesquisa, extensão, inovação e interinstitucionais.
Área de avaliação Capes: Engenharias II
Área de concentração: Tecnologia e Engenharia de Materiais
Linhas de Pesquisa Científico/Tecnológica:
- Desenvolvimento de Materiais de Engenharia.
O desenvolvimento de materiais de engenharia propõe o estudo de novos materiais ou novas aplicações para materiais conhecidos, com o objetivo de obter materiais de melhor desempenho e durabilidade considerando seus respectivos impactos ambientais. - Tecnologia da Transformação de Materiais.
A tecnologia da transformação de materiais consiste na fabricação de materiais geralmente utilizados, desde o estado bruto até o estado acabado. Esta linha de pesquisa tem o objetivo de estudar melhorias na transformação de materiais, objetivando aumento na eficiência produtiva, desenvolvimento de processos inovadores, visando a sustentabilidade.
Integração com os cursos do IFRS: ocorre através da Iniciação Científica em projetos do Programa, destinada a estudantes de cursos técnicos e de graduação, bem como, através da verticalização: onde os docentes atuam nos diferentes níveis com os discentes, compartilhando os espaços pedagógicos e laboratórios, além de procurar estabelecer itinerários formativos do curso técnico ao doutorado.
Inserção Social: este aspecto é primordial ao PPGTEM, o qual, com seu trabalho vem contribuindo com o aumento de competitividade das indústrias e, com isso, favorecendo o desenvolvimento local e nacional. Isto se dá principalmente através dos seguintes aspectos: i) capacitação de profissionais aptos para propor novos materiais e processos com melhor desempenho e durabilidade, considerando seus respectivos impactos sociais e ambientais; ii) de projetos em convênio entre o Programa e empresas.